O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

O moderno Príncipe: Maquiavel revisitado - livro Paulo Roberto de Almeida

Hoje alguém me perguntou sobre um dos meus livros que fosse, assim, de leitura mais amena. Eu sorri com essa menção, pois fica parecendo que todos os meus demais livros são, como diremos?, pesados, maçantes, aborrecidos?
Seria para dar de presente para outro alguém...
Bem, como eu não faço livros para presentear, hesitei um pouco, mas aí me lembrei deste aqui, que nem tenho comigo, e nem sei se estaria disponível.
Não sei se ele seria mais leve, menos aborrecido, alegre. Em todo caso, como diria Raymond Aron, ninguém lê Maquiavel sem um certo sentimento de angústia. Mas, no meu caso, tive muito prazer em escrever esse livro.
Em todo caso, ele continua a ser oferecido no catálogo da Livraria do Senado.
Em tempo: a capa, não registrada nessa edição, foi desenhada por meu filho Pedro Paulo, de acordo com o quadro de Tito de Santi, que eu pedi que ele "modernizasse".
Acho que ficou bastante Maquiavel de terno e gravata. Os diplomatas parece que andam assim uniformizados (mas não sei se em pensamento também).
Paulo Roberto de Almeida

Resumo

Cinco séculos depois de Maquiavel ter escrito sua obra, o diplomata e cientista político Paulo Roberto de Almeida segue os passos do secretário diplomático da República de Florença para atualizar O Príncipe. A partir da constatação de que a obra..

O moderno Príncipe: Maquiavel revisitado

R$15,00
Em estoque
O moderno Príncipe: Maquiavel revisitado

Detalhes

Cinco séculos depois de Maquiavel ter escrito sua obra, o diplomata e cientista político Paulo Roberto de Almeida segue os passos do secretário diplomático da República de Florença para atualizar O Príncipe. A partir da constatação de que a obra permanece atual, o autor utiliza a mesma estrutura e até títulos da obra do florentino para estudar a ciência de governar nos dias de hoje. Nesta obra singular por sua natureza original de pastiche e, ao mesmo tempo, de independência de pensamento, Almeida dialoga com o genial pensador, segue seus passos naquelas recomendações que continuam aparentemente válidas para a política atual, mas oferece inquietações sobre cenários contemporâneos para os velhos problemas de administração dos homens. Maquiavel preocupou-se com a estrutura de um Estado moderno, enquanto o brasileiro busca defender os direitos dos cidadãos, justamente contra a intrusão e a prepotência dos Estados. Descrição física: 195 páginas

Principais Características

Autor: Paulo Roberto de Almeida
Ano Edição: 2010
Número da edição: Edições do Senado Federal – Volume 147
Editor: Conselho Editorial do Senado Federal

  •  
  •  

Nenhum comentário: