O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sábado, 20 de setembro de 2014

Across the Empire, 2014 (22): Detroit, entre a tecnologia e a arte


Across the Empire, 2014 (22): Detroit, entre a tecnologia e a arte

Paulo Roberto de Almeida

Sexta-feira 19/09: com a Escócia salva – mas tem gente que não concorda – o dia foi dedicado às duas realizações mais características e mais caras do ser humano: a tecnologia e a arte (que de certa forma se confundem, pois uma se inspira na outra, para o maior bem da humanidade).
Pela manhã, bem cedo, fui a Dearborn, visitar o Henry Ford Museum, um enorme complexo contendo não apenas as maiores invenções tecnológicas desde a revolução industrial, mas também cenas da vida americana desde a colônia até os dia de hoje. Existe uma certa linearidade cronológica nos diversos blocos de um imenso salão de exposições, dividido em várias alas, mas o mais importante é a coleção impressionante de máquinas e mecanismos de transporte e de produção, de todos os tipos, que Henry Ford acumulou ao longo de sua vida, a começar pela agricultura, atividade à qual ele sempre deu especial atenção. O complexo integra ainda um “Greenfield Village”, com montagens reais da vida camponesa, mas que preferi não visitar, tanto por falta de tempo, como porque se tratava de algo mais didático, dedicado a crianças e jovens. Concentrei-me nas realizações tecnológicas, inclusive no famoso modelo T, o carro que revolucionou o mundo da produção, e não apenas automobilística, criando o que ficou conhecido como a linha de montagem (que na verdade é uma derivação prática da teoria econômica de Adam Smith, sobre s divisão social do trabalho). Entre 1908 e 1928, esse modelo básico, podendo ser montado por qualquer trabalhador sumariamente instruído, mas que era submetido a uma assemblagem precisa, concebida por engenheiros, foi o exemplo da moderna organização do trabalho: ao reduzir o preço de um automóvel em mais de 60% da média do mercado do seu tempo, o Ford T é uma brilhante demonstração de como o capitalismo inteligente pode transformar, por meio de uma tecnologia engenhosa um produto de luxo em mercadoria de consumo de massa.

Existem dezenas de modelos de praticamente todos os tipos de automóveis, inclusive europeus e alguns japoneses, mas predominantemente americanos, como seria de se esperar; senti falta do meu primeiro carro, que usei na Europa, enquanto morava na Bélgica: um Citroen Deux Chevaux – ou seja, dois cavalos de (im)potência – que me levou a vários pontos do continente, mas sempre em velocidade reduzida: quando tentei ultrapassar os 120km/h, o motor fundiu, e demorou certo tempo para juntar dinheiro para trocar o motor... Gostei também de um dos primeiros modelos de ônibus escolares, mais uma demonstração de que o transporte de estudantes sempre foi um componente essencial do processo educacional neste país.

No meio de toda aquela tecnologia, algumas lições de história, inclusive constitucional, libertação dos escravos, direitos da mulher, etc. Os visitantes aprendem que o texto constitucional desenhado em Filadélfia – mas com raízes anteriores – é o mais velho documento desse gênero no mundo; logo após, foram definidos os primeiros atos adicionais, chamados de Bill of Rights, que são especificamente dedicados a salvaguardar os direitos e as liberdades dos cidadãos americanos CONTRA o governo. A base de tudo isso é a autonomia do indivíduo, a liberdade, e a independência da nação, como explicava Thomas Paine (aliás presente num vídeo bastante esclarecedor sobre a revolução contra o reio Jorge), em seu famoso panfleto, Common Sense, mostrado numa primeira edição ali preservada.

Um outro painel explicava exatamente contra quais exações britânicas os americanos se revoltaram, nos famosos episódios que foram aumentando as reclamações dos colonos no sentido de se sentirem “taxados sem representação”.


Passamos, depois, toda a tarde no Detroit Institute of Arts, uma instituição modelo no gênero, e altamente visitável: mas, como a fome apertava, Carmen Lícia eu visitamos primeiro o restaurante do museu: eu comecei pela soupe du jour, um seafood and corn chowder, e depois dividimos um plateau de fromages, como pode ser visto nesta foto que Carmen Lícia fez, que fizemos acompanhar de duas taças de Cabernet Sauvignon e eu uma pequena garrafa de Perrier, terminando por um expresso double.


Depois do estômago, a arte, duplamente, pois que, no meio da visita, em plena sala dedicada aos murais de Diego Rivera, pudemos assistir ao ensaio da banda que tocaria logo mais no começo da noite, do qual fiz um pequeno filme; creio que não conseguirei exibir aqui, pois são muitos MB, mais exatamente 134, e a conexão do hotel é muito ruim; vou tentar colocar no iCloud, para dar apenas o link, e registro uma foto aqui do evento; destaques, para o nome da chinesa, que se chama Grace Kelly (mais alguma coisa chinesa) e para as horríveis bermudas vermelhas do trompetista, aliás, um desses calções de jogadores de basquete. Não sei se ele pretendia se apresentar desse jeito, em todo caso, não esperamos para ver.

Continuamos visitando o museu, com algumas peças conhecidas de livros de arte, e outras dentro do padrão esperado para instituições desse calibre: os inevitáveis impressionistas franceses, alguns grandes nomes da pintura europeia (Brugel, Cranach, Van Gogh), mas também uma coleção altamente significativa de arte americana, asiática, africana, e o que mais sempre tem nos museus peso-pesados.



Compramos alguns objetos na loja do museu – entre eles um novo colar para Carmen Lícis e um CD de jazz para mim – e depois ainda fomos passear pela cidade, para ver mosaicos e pinturas em estações de bonde elevado, que aqui eles chamam de people mover
Amanhã, vamos atravessar esta ponte, apropriadamente chamada Ambassador, em direção a Windsor, por onde entramos no Canadá, em direção a Toronto. Ainda temos algum caminho pela frente, e possivelmente mais dois ou três museus, além de uma bela cidade canadense.

Paulo Roberto de Almeida
Detroit, 19 de setembro de 2014

Nenhum comentário: