O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Madrid 1750: o melhor tratado do mundo em todos os tempos

Deem uma olhada no mapa.
Algum outro país, em qualquer época,  conseguiu um território de tais proporções, por meios exclusivamente pacíficos?
Em troca do modesto povoado de Colônia do Sacramento, no Rio da Prata, Portugal e os portugueses, e o brasileiro Alexandre de Gusmão, obtiveram da Espanha e dos espanhois todo o território identificado no mapa abaixo, para além da linha de Tordesilhas (que tinha sido uma espécie de Ialta do início da era moderna, pois dividia não apenas o futuro Brasil, que sequer existia em 1494, mas o mundo inteiro, pois a linha passava também do outro lado do mundo, nas Molucas, estreito de Java).
Acho que deveríamos pagar a Portugal pelas imensas aquisições de território, feita de modo inteiramente pacífico e ainda com a promessa de não entrarem em guerra os "colonos", mesmo que os metropolitanos e reinois continuassem suas pequenas guerras dinásticas e territoriais.
Viva Alexandre de Gusmão, o avô de nossa diplomacia.
E recomendo a leitura do trabalhos do Embaixador Synesio Sampaio Goes sobre a figura de Alexandre de Gusmão e o Tratado de Madrid. Uma boa síntese encontra-se em sua contribuição ao primeiro volume da obra "Pensamento Diplomático Brasileiro", livremente disponível no site da Funag/MRE.
Paulo Roberto de Almeida
article image

Tratado de Madri

Com esse tratado, Portugal foi obrigado a ceder a Colônia do Sacramento ao estuário da Prata

fonte | A A A
O Tratado de Madri foi assinado no dia 13 de janeiro de 1750, e substituiu o Tratado de Tordesilhas, que oficialmente  era o demarcador de fronteiras entre Espanha e Portugal.  O tratado estabeleceu que o limite da fronteira entre os domínios espanhóis e portugueses se daria a partir do ponto mediano entre a embocadura do Rio Madeira e a foz do Rio Mamoré, sempre seguindo em linha reta até visualizar a margem do Rio Javari.
Com esse tratado, Portugal foi obrigado a ceder a Colônia do Sacramento ao estuário da Prata, mas em compensação recebeu os atuais estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o atual Mato Grosso do Sul, a gigantesca área que ficava no alto Paraguai e mais algumas extensões de terras abandonadas, também adquiridas através de negociações.
O tratado estabeleceu que a paz sempre reinaria entre as colônias, até quando as capitais das províncias se encontrassem em guerra; a Capital brasileira foi transferida de Salvador para o Rio de Janeiro; a posse da Amazônia foi cedida para Portugal e o Rio Uruguai foi escolhido como fronteira entre o Brasil e a Argentina.

Nenhum comentário: