O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

terça-feira, 7 de abril de 2015

Die brasilianische Diplomatie aus historischer Sicht - novo livro Paulo Roberto de Almeida

Pois é, eu já tenho livros e artigos em Inglês, Francês, Espanhol, em Galego, e até em Português, mas estava faltando algo nessa língua absolutamente certeira e melodiosa, além de cultíssima, que é o Alemão. Agora já não falta mais.
Um amigo recentemente "adquirido" -- se o verbo se aplica -- Ulrich Dressel, do Rio Grande do Sul,gostou tanto do meu livro Nunca Antes na Diplomacia (2014), que se ofereceu para traduzi-lo em alemão. Meu contrato autoral com a editora que o publicou prevê reserva em línguas estrangeiras, mas unicamente em Inglês e Espanhol, o que me deixa livre, portanto, para Alemão, Francês, Chinês (ou mandarim), basco, catalão, provençal, e o que mais vier.
Mas, para não repetir o livro e fazer um volume muito longo, resolvi fazer uma edição resumida.
Saiu este livro, cujo índice segue logo abaixo.


Die brasilianische Diplomatie aus historischer Sicht
Essays über die Auslandsbeziehungen und
Außenpolitik Brasiliens

Inhalt

Vorwort

Einführung: Die brasilianische Diplomatie in all ihren Stadien


1. Die Auslandsbeziehungen Brasiliens aus historischer Sicht

2. Entscheidungsprozesse in der Geschichte der brasilianischen Außenpolitik

3. Eine neue diplomatische Architektur: Änderungen in der Außenpolitik

4. Denken und Handeln der engagierten Diplomatie: eine evolutive Perspektive

5. Die brasilianische Diplomatie im 21. Jahrhundert: Saldo und Wertung

6. Eine engagierte Auslandspolitik: ihre institutionellen Auswirkungen

7. Die Präferenz für die Option Süd: ein neuer geografischer Determinismus?

Allgemeine Literaturhinweise

Estou colocando o expediente, e a Apresentação, em Alemão, mas seguida da versão original em Português, neste link do Academia.edu:
https://www.academia.edu/11838693/27_Die_brasilianische_Diplomatie_aus_historischer_Sicht_2015_
Assim que estiver revisto integralmente, vou colocá-lo à disposição, para os que puderem ler em alemão, claro. Ficou melhor que a edição original, pois o olho atento do Ulrich corrigiu pequenas e grandes impropriedades de estilo e de construção de frases.
Divirtam-se, naturlich...

Paulo Roberto de Almeida

Nenhum comentário: