O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

domingo, 12 de abril de 2015

Manifestacoes contra o governo: o comeco da caminhada - Adolfo Sachsida, Paulo R Almeida

O Adolfo Sachsida se pronuncia abaixo sobre o sucesso das manifestações deste domingo em todo o Brasil, contra o governo, pelo afastamento da presidente (por renúncia ou impeachment) e pela expulsão do PT da vida pública por ser um partido inerentemente comprometido com a corrupção.
Ele trata de números, o que é um tipo de abordagem.
Eu prefiro falar de outra coisa: constatações simples, que estão em parte refletidas na pesquisa Datafolha transcrita logo em seguida à transcrição da postagem do Adoldo Sachsida aqui abaixo.
Minhas constatações são simples:

O governo não desfruta mais da confiança da maioria do povo brasileiro.
Ele perdeu a legitimidade para governar.
Ele está empenhado em cobrir a corrupção, na qual estão imersos, totalmente, os maiores chefes dessa agremiação política que se especializou em roubar e corromper.
O governo, não todo ele, mas seus principais dirigentes, foram beneficiários do gigantesco esquema de corrupção, montado em todas as esferas da administração pública, em todos os níveis da federação nos quais eles meteram suas patas suja. 
Eles não são apenas corruptos e mentirosos: são fraudadores do futuro do povo brasileiro, um povo trabalhador, que cada dia perde a esperança de viver num país digno, pelo espetáculo que a cada dia se oferece de corrupção em todos os níveis.
O povo brasileiro não terá esperança de reconstruir o Brasil se não afastar a corja de meliantes que se apossou do poder político no Brasil.
Não existe outro caminho para essa reconstrução senão a da expulsão da vida pública de todos esses meliantes.
Qualquer que seja o número de brasileiros se manifestando, eles trazem consigo a esperança de milhões de outros brasileiros: vamos acabar com essa corja, vamos começar outra vez.

Paulo Roberto de Almeida
Hartford, 12 de abril de 2015.

Adolfo sachsida, DOMINGO, 12 DE ABRIL DE 2015


O Sucesso Estupendo das Manifestações do Dia 12/04 e as mentiras contadas na internet

Se existirem N maneiras de se aferir o sucesso de uma manifestação em (N-1) delas a manifestação do dia 12/04 foi um sucesso estrondoso. Existe apenas uma única medida para dizer que hoje não foi um sucesso: dizer que no dia 15/03 foi maior ainda. E é exatamente nesse ponto que vários veículos de comunicação estão se baseando. O dia 15/03 foi a maior manifestação pública da história do Brasil, o dia 12/04 foi a segunda maior manifestação popular da história do Brasil. As duas maiores manifestações populares da história brasileira foram feitas em menos de 1 mês uma da outra, dizer que o dia 12/04 foi um fracasso é o mesmo que reclamar que seu time “só” venceu por 3 a 0.
Por qualquer outro critério (que não seja a manifestação irmã do dia 15/03) o dia 12/04 foi um sucesso estrondoso. Vamos aos fatos:

1) Apenas em Brasilia, e de acordo com dados oficiais da PM, o dia 12/04 reuniu 25.000 pessoas, praticamente o mesmo número que os defensores do governo (recebendo bolsa de R$ 45) reuniram no Brasil inteiro na sua manifestação chapa branca do dia 13/03 (de acordo com dados da PM esse movimento pro-governo reuniu 30.000 pessoas em todo Brasil)

2) Na posse da presidente Dilma Roussef em 01/01/2015 pessoas do Brasil inteiro vieram prestigiar a presidente, público estimado pela PM de 20.000 pessoas (dados do UOL indicam menos de 6.000 pessoas). Ou seja, menor do que o público que foi hoje protestar contra Dilma.

3) No dia 07/04/2015 a CUT e vários movimentos sociais realizaram ato em Brasília, público estimado pela PM: 2.500 pessoas, isto é, 10 vezes MENOS do que o público presente hoje na Esplanada nos atos contra Dilma e contra o PT.

4) Hoje, apenas em São Paulo, a PM estimou em 275.000 pessoas o número de manifestantes. Quase 10 vezes mais que o número de manifestantes (vários recebendo R$ 45 para participar) chapa branca do ato pro-governo de 13/03.

De acordo com dados da PM foram 682 mil pessoas nas manifestações de hoje. Contudo, a própria PM admite que não computou dados de várias cidades (Recife entre elas). Em resumo, o dia 12/04 foi um sucesso estrondoso. Detalhe: o monopólio petista do norte/nordeste esta caindo.

Nenhum comentário: