O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

terça-feira, 14 de julho de 2015

Mestrado em Economia da Universidad Francisco Marroquin - Informacoes gerais

Mestrado em Economia da Universidad Francisco Marroquin
Administrado pelo Centro de Estudios Superiores Online de Madrid Manuel Ayau





Informações neste link:
http://economia.ommayau.com/pt/index.php/P%C3%A1gina_principal


Resumo da apresentação:

Quer aprender economia?
Quantos mestrados de economia que você conhece apresentam uma defesa profunda e sistemática do capitalismo?
Certamente, não há outro no qual se reúnam as contribuições das principais escolas liberais.
Neste Mestrado de Economia da Universidad Francisco Marroquín (UFM) e do Centro de Estudios Superiores de Madrid Manuel Ayau (OMMA) preparamos um programa rigoroso que abrange as contribuições cientificas mais sólidas em defesa do livre mercado – como desenvolvidas pelas correntes mais importantes do pensamento liberal: a Escola Austríaca, a Escola de Chicago, a Escola da Escolha Pública, a Escola de Bloomington e o neoinstitucionalismo.
Ao longo do mestrado você obterá uma formação completa em disciplinas tão variadas e complementares como finanças, ciclo econômico, história econômica, tributação ou políticas públicas, de modo que, ao concluí-lo, contará com sólidos conhecimentos teóricos e práticos que lhe permitirão não somente compreender a complexa engrenagem que coordena o livre mercado, mas também refutar as falácias mais propagadas contra esse sistema.
Ademais, o título de mestrado habilitará aqueles alunos interessados em continuar sua formação econômica a realizar sua tese doutoral dentro da UFM e sob a direção de algum dos excelentes acadêmicos que fazem parte de nosso claustro (equipe).

Professores, neste linkhttp://economia.ommayau.com/pt/index.php/Professores

Nosso programa

Quantos mestrados em economia você conhece? Certamente, nenhum teórico e prático que reúna as contribuições científicas mais sólidas em defesa do livre mercado como tem sido desenvolvidas pelas correntes mais relevantes do pensamento liberal.
Nesse Mestrado em Economia UFM-OMMA, nós preparamos um programa com o objetivo de que nossos alunos aprendam quais são os processos econômicos e as instituições que explicam o bem-estar das pessoas em sociedade. O programa aprofunda tanto os aspectos técnicos da análise econômica, como as instituições sociais que impulsionam o desenvolvimento econômico. Consciente da missão da UFM e da OMMA, o Mestrado em Economia UFM-OMMA estuda e avança os princípios econômicos, mas considera o vínculo com os princípios éticos e jurídicos de uma sociedade de pessoas livres e responsáveis. Se lhe interessa a estrutura acadêmica desse Mestrado, podemos dizer que é certificado pela Universidad Francisco Marroquín (UFM) e pelo Centro de Estudios Superiores Online de Madrid Manuel Ayau (OMMA), que conta com um programa de 60 créditos ECTS e que tem duração de 12 meses. Se, por outro lado, o que realmente lhe interessa é conhecer a fundo os conteúdos de nosso programa, continue lendo e poderá ver o que lhe vamos ensinar.

    Programa
Introdução à Economia
 Problema económico: alocação de recursos e comunicação de informação dispersa. O ponto de vista econômico. Necessidades, bem-estar e geração de riqueza. Economia, mercados e sociedade. Instituições: dos direitos de propriedade e a liberdade contratual à moeda. A economia como ciência da ação humana.

Processos de Mercado  
A economia como processo de coordenação. Valor e preço de bens /serviços de consumo. A variável tempo na economia: a interação entre preferências temporais e estrutura de produção. Preços de bens / serviços de produção: salários e renda da terra. O sistema de preços relativos como sistema de comunicação de informação dispersa. A demanda e a empresa. Concorrência e monopólio: instituições e eficiência. Externalidade, bens públicos, informação assimétrica: das “falhas de mercado” às “falhas do governo”.

Análise Econômica do Socialismo  
A disciplina de Análise Econômico do Socialismo visa explicar como realmente funcionavam os sistemas socialistas na hora de planificar a produção e coordenar seus aparelhos burocráticos, identificando os insuperáveis problemas de informação e incentivos com os quais lidavam.

Teoria Monetária e Bancária  
O propósito dessa disciplina é decifrar a natureza do dinheiro e do crédito, explicando seu papel coordenador da divisão do trabalho, mas também descoordenador da mesma através do ciclo econômico.

História do Pensamento Econômico  
Nessa disciplina, o aluno aprofundará seu aprendizado daquelas ideias, autores e assuntos que têm contribuído para a formação do estado atual da ciência econômica, com todos os seus erros e acertos. Ao longo dessa viagem intelectual, o aluno conhecerá em detalhes como e porque se desenvolveram as boas e más ideias que, de uma forma ou outra, seguem governando o mundo atual.

História Econômica Global
 Um bom economista necessita não somente possuir um conhecimento profundo da teoria econômica, mas também dos fatos econômicos tal como ocorreram ao longo da história. A disciplina de história econômica constituirá não somente de uma narração de como o capitalismo enriqueceu as nações, mas também de como o estatismo freou esse processo sadio de enriquecimento generalizado.

Economia e Instituições
 Nessa disciplina serão analisadas as diferentes instituições que existem na sociedade pela perspectiva das seguintes escolas de pensamento: Escola Neoinstitucionalista, Escola Austríaca, Escola de Chicago, Escola de Bloomington e Escola da Escolha Pública (Public Choice).

Ambiente Econômico
 Em geral, as decisões empresariais e econômicas são tomadas sob a influência do ambiente econômico. Questões como a arbitrariedade do poder político, a robustez das instituições, o crescimento econômico, o nível de abertura dos mercados, a intervenção regulatória do governo ou a situação financeira do Estado determinam, em grande medida, a estratégia que uma empresa adotará durante sua vida. Essa disciplina foi desenhada para analisar o ambiente econômico que os empresários, políticos e agentes econômicos em geral devem estudar para tomar decisões de sucesso. O conteúdo da disciplina divide-se em três partes. A primeira explora os fatores que determinam a competitividade de uma economia. Os empresários preferem desenvolver seus projetos empresariais em mercados altamente competitivos, especialmente se planejam competir no mercado internacional ou com empresas que são referência na economia global. A segunda estuda os fatores específicos que determinam a dificuldade ou facilidade relativa de abertura, administração e fechamento de uma empresa. A terceira e última avalia o grau de liberdade econômica de cada país. A liberdade de empresa, assim como outros tipos de liberdade relacionados à atividade econômica têm se tornado fatores-chave para o desenvolvimento econômico. Nela, trataremos de descobrir os nexos causais entre a liberdade e o crescimento econômico.

Conjuntura Econômica
 A disciplina de Conjuntura Econômica busca facilitar a aplicação dos conteúdos teóricos do módulo de Macroeconomia à análise da atualidade. Longe de nos concentrarmos no comportamento dos enganosos macroagregados, prosseguiremos a analisar a situação e a evolução financeira dos distintos agentes que efetivamente tomam decisões econômicas no mercado: famílias, empresas, bancos e governos.
O objetivo final da disciplina é dotar o aluno das habilidades para poder, por um lado, interpretar corretamente o ambiente econômico que a rodeia e, por outro, redigir um relatório de conjuntura a partir de um exame atento das distintas magnitudes que interferem ao longo do ciclo econômico: consumo, investimento, taxas de juros, preços, emprego, flutuações creditícias, gasto público, etc. .

Inovação e Empresa
 Embora os modelos de economia estacionária e equilíbrio geral e parcial tenham servido tradicionalmente para nos aproximar da compreensão dos fenômenos econômicos, são cada vez mais evidentes as limitações de tais paradigmas na explicação do desenvolvimento real da economia moderna.
É por isso que essa disciplina tratará da descrição e do estudo do mundo econômico e empresarial entendendo-o como um processo de “destruição criativa”, recorrendo à célebre expressão de Joseph Schumpeter.
Com esse paradigma dinâmico, revisaremos os diferentes tipos de inovações e os produtos que se desenvolvem a partir das mesmas. Assim mesmo, estudaremos as causas e as formas distintas de crescimento empresarial, dando ênfase à relação existente entre a estrutura de mercado de uma indústria e seu grau de maturidade.

Teoria do Estado  
O Estado é um ator (agente) fundamental dentro das economias atuais. Todo o intervencionismo econômico se assenta sobre certa concepção do poder público que legitima suas medidas coercivas sobre a sociedade. Contudo, as razões para justificar a existência de um monopólio territorial da violência não têm sido sempre as mesmas: nessa disciplina estudaremos e criticaremos a evolução das diferentes visões.

Políticas Públicas  
O intervencionismo estatal materializa-se em toda uma série de políticas setoriais dirigidas a corrigir as supostas “falhas de mercado”. Nessa disciplina serão analisadas quais são elas, seu significado, se podem ser corrigidos pelo intervencionismo estatal sem que estes tornem-se piores “falhas de governo” e, finalmente, estudaremos como funcionaria o livre mercado em matéria educativa, sanitária, previdenciária, urbanista ou meio ambiente.

Comércio Internacional e Globalização  
Provavelmente, o fenómeno económico mais crucial das ultimas quatro décadas tenha sido a progressiva redução das barreiras comerciais dos países e a consequente globalização. A globalização tem permitido a multiplicação dos fluxos de bens e capitais entre países, favorecendo o barateamento do consumo e do investimento no Ocidente, assim como o aparecimento de uma classe média incipiente nos países em desenvolvimento. Contudo, a globalização também é submetida a todos os tipos de críticas, especialmente por parte de aqueles que competem diretamente com os novos empresários dentro do mercado global. Nessa disciplina analisaremos as vantagens da globalização e revisaremos as críticas mais frequentes.

Mercado de Capitais e Investimento  
Uma das consequências mais positivas da globalização tem sido a criação de um mercado mundial de capitais ao qual as empresas podem recorrem para obter financiamento para implementar seus planos de negócios internacionais. Os mercados mundiais de capitais, todavia, também produzem certos riscos que devem ser considerados dentro do marco atual de papel moeda inconversível e bancos centrais inflacionistas.

Finanças Públicas e Política Fiscal
 Os impostos são a razão última que justifica a existência de um Estado, assim como a manifestação que mais gera distorções no mercado. O propósito dessa disciplina é compreender, precisamente, os diversos efeitos distorcivos que a política tributária gera no comportamento dos agentes econômicos: sua poupança, seu investimento, seu consumo, a composição e o perfil do seu patrimônio, seu tempo de serviço, seu custo de financiamento ou sua capacidade de geração de riqueza no longo prazo.

Horário e duração das aulas
Nosso Mestrado em Economia UFM-OMMA tem duração de 12 meses + tese. As aulas ocorrem nas terças e quintas das 12:30 às 15:30 horas (horário de Brasília) a partir de 17 de setembro de 2015.
No caso de o aluno não poder assistir a alguma das aulas, poderemos disponibilizar a gravação das mesmas quantas vezes sejam necessárias, em qualquer momento, para que assim não perca nenhum dos conteúdos tratados.
A nota de cada disciplina é composta de:
•    80% de trabalhos e/ou provas
•    10% de presença (70% ou mais de presença = nota máxima de presença).
•    10% de participação do aluno em aula.

Método
Acreditamos que os alunos devem ser protagonistas de sua própria formação. Por isso, nesse Mestrado em Economia da OMMA-UFM, tratamos de oferecer aos nossos alunos elementos e ambiente apropriados para a formulação das perguntas sobre as quais construirão seu processo de aprendizagem. Além disso, acreditamos que para cumprir esse objetivo é necessário combinar o método socrático e o estudo de casos práticos nas aulas online, em tempo real. Queremos ajudar nossos alunos a liderarem sua formação e seguir aprendendo com eles.
Perfil do aluno e oportunidades de carreira
O Mestrado em Economia OMMA-UFM é direcionado a todos os economistas ou profissionais das chamadas ciências sociais; a quem deseja trabalhar ou está criando think tanks e deseja melhorar sua formação com o intuito de influenciar políticas públicas; a jornalistas que desejam especializar-se no jornalismo econômico; aos interessados em carreiras acadêmicas relacionadas, particularmente, com a pesquisa e docência nas áreas da ciência econômica ou ciência social; a quem trabalha ou deseja trabalhar em organismos nacionais e internacionais; a quem deseja realizar consultoria empresarial em assuntos de economia e/ou interessados em desenvolver suas capacidades empreendedoras por um melhor entendimento do processo econômico que constitui o ambiente empresarial.
Existem varias oportunidades de carreira. O mestrado será um profissional com conhecimentos teóricos sólidos, capaz de explicar com clareza o que ocorre na economia local, nacional e global, assim como as consequências das políticas econômicos dos governos; melhorará sua capacidade empreendedora por meio do conhecimento do meio ambiente empresarial; terá capacidade de interpretar a história dos feitos e, especialmente, das ideias econômicas; aperfeiçoará sua interpretação dos processos de ação e interação humanas; conhecerá os fundamentos e benefícios de uma sociedade livre; e destacará a importância do respeito às instituições do Estado de Direito para alcançar o desenvolvimento econômico.

Formulário de admissão: http://economia.ommayau.com/pt/index.php/Especial:Solicitud
 
Uma apresentação foi feita no dia 10 de julho, e pode ser vista neste link: 
 

Nenhum comentário: