O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Mestrado em Economia online: comeca no dia 17/09/2015 - P.R.Almeida, Historia Economica Global

Recebi um convite, que espero poder aceitar, para ministrar a cadeira de História Econômica (que estou sugerindo seja Global) num novo mestrado em economia, da Universidad Francisco Marroquin, e administrada pelo Centro de Estudios Superiores Online de Madrid Manuel Ayau.

Mestrado em Economia online:
As informações sobre o curso, na sua versão original em espanhol, estão neste link: 


 
A versão brasileira, em Português, do curso, foi apresentada no dia 10 de julho, e pode ser vista neste link: 




Se estiver interessado e desejar se matricular, preencha o formulário de admissão no link abaixo:
http://economia.ommayau.com/pt/index.php/Especial:Solicitud  


No  dia 02 de agosto haverá outra sessão informativa. Confiram nos links:

 

“A produção não tem nenhum sentido, exceto como um meio para o consumo. O investimento em bens de capital não significa nada, à exceção de quando é uma estação intermediária na rota para o consumo”.

Murray Rothbard

"A humanidade estagnou por milhões de anos na pobreza, a partir da Revolução Industrial começou a grande jornada para riqueza, o bem estar e a liberdade das necessidades. Alguns indidviduos, empreenderam, inovaram e geraram crescimento economico. Hoje mais pessoas habitam o planeta e cada uma delas vive mais e melhor. Alguns países ficaram ricos e outros ficaram atrás. Como se deu tudo isso? Qual a receita do sucesso? Qual papel tiveram os mercados, os bancos, as instituições, o estado, a inovação? Porque todos os experimentos socialistas da historia fracassaram? O que explica o atual milagre economico de Coreia do Sul, de Singapura e Honk Kong? Neste mestrado voce irá aprender as respostas a todas estas perguntas e muito mais."
Adriano Gianturco
Diretor do Mestrado em Economia
  

 História Econômica Global
Vou tentar completar a bibliografia deste programa preliminar que estou preparando mais ou menos neste esquema, acrescentando todas as partes sobre a América Latina e em especial o Brasil, que não constam ainda deste programa preliminar, que foi baseado no original oferecido em Espanhol. Pretendo desenvolver com algum grau de detalhe a história econômica da América Latina e em especia do Brasil. Como estou fora de casa, sem minha biblioteca, não estou conseguindo revisar aqui minha bibliografia, que é relativamente abundante, sobretudo em Português, mas também com muitos títulos em inglês (todos facilmente encontráveis na grande rede de sebos online, www.abebooks.com).



HISTÓRIA ECONÔMICA GLOBAL
Professor
Paulo Roberto de Almeida

Descrição:
O conteúdo geral da matéria é a história econômica global, a partir da baixa Idade Média até o período recente, com especial atenção aos progressos das sociedades ocidentais e à experiência de desenvolvimento econômico na América Latina e no Brasil em particular.
Objetivos:
O aluno adquirirá a capacidade de:
·        Traçar um relato sobre o itinerário econômico das sociedades ocidentais nos últimos dez séculos.
·        Adquirir uma visão de conjunto da história econômica da Europa ocidental e do hemisfério americano.
·        Entender o nascimento e o desenvolvimento histórico do capitalismo e as transformações que ele provocou.
·        Organizar um mapa mental dos progressos que tornaram possível o mundo atual.
Compreender como se chegou ao momento presente e porque o mundo se configura do modo como o faz.

CONTEÚDO
SESSÃO 1 (VIDEOCONFERÊNCIA): O DESLANCHAR DA ECONOMIA EUROPEIA
Descrição: A economia de Europa ocidental deslancha depois da relativa estagnação da alta Idade Média. As cidades renascem, o comércio floresce, assim como a população e a riqueza disponível.
Conceitos: Comércio internacional, expansão demográfica.
Objetivos: Explicar como uma região atrasada do globo, que estava há vários séculos dominada pela pobreza mais absoluta, deslancha economicamente e se prepara para, ao final dessa etapa de cinco séculos, colocar-se na vanguarda do mundo.
Leituras recomendadas: David Landes, A Riqueza e a Pobreza das Nações; Henri Pirenne, As cidades da Idade Média; Frédéric Mauro, História Econômica Mundial; Jared Diamond, Armas, Germes e Aço.

SESSÃO 2 (VIDEOCONFERÊNCIA): A EXPANSÃO EUROPEIA
Descrição: Em finais do século XV, com os descobrimentos, a Europa se abre ao mundo formando a primeira rede comercial de alcance global da história. Isto altera o equilíbrio mundial por completo. A expansão gera um crescimento econômico e uma riqueza como não se havia visto antes, ao mesmo tempo que o Estado se concentra e se fortalece.
Conceitos: Comércio intercontinental, consolidação do Estado, aparecimento das Américas na economia global.
Objetivos: Explicar quais fatores impulsionaram as nações costeiras da Europa ocidental a lançar-se nos oceanos desconhecidos e como essa decisão constitui a primeira onda de globalização real. Tratar da gênese do Estado moderno.
Leituras recomendadas: Carlo Maria Cipolla, História econômica da Europa pré-industrial; Pierre Villar, Ouro e Moeda na História;

SESSÃO 3 (VIDEOCONFERÊNCIA): O FIM DO MUNDO DE ONTEM
Descrição: A primeira fase dessa expansão dá origem a um mundo bastante diferente do medieval. O Estado consolidou o seu poder sob a forma do absolutismo monárquico, que inventa a “política econômica”. A América se incorpora ao sistema mundial enquanto a China começa se longo e lento processo de decadência. Na Europa, a acumulação de capital aumenta. Os mercados financeiros se sofisticam.
Conceitos: O Estado toma forma, o poder real se consolida e se impõe.
Objetivos: Explicar como Europa alcança a hegemonia mundial colocando-se na vanguarda em praticamente todas as áreas relevantes. Descrever a concentração e a consolidação dos Estados modernos cuja interferência na economia passará a ser fundamental.
Leituras recomendadas: David Landes, A Riqueza e a Pobreza das Nações; Frédéric Mauro, História Econômica Mundial; [Completar]

SESSÃO 4 (VIDEOCONFERÊNCIA): A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL NA INGLATERRA
Descrição: Entre o final do século XVIII e princípios do XIX se produz na Grã-Bretanha um processo de crescimento econômico caracterizado por um aumento da produtividade e da renda disponível como não se havia visto em nenhum momento anterior, aumento que se sustentou até a atualidade.
Conceitos: Novas tecnologias, novas formas de organização. Explosão demográfica, livre-comércio.
Objetivos: Explicar como e porque ocorreu o processo industrial y porque ele aconteceu na Grã-Bretanha. Detalhar as consequências que tal processo acarretou no curto prazo.
Leituras recomendadas: David Landes, Prometeu Desacorrentado. [Completar]

SESSÃO 5 (VIDEOCONFERÊNCIA): UM PROCESSO INCONTIDO E INCONTÍVEL: A REVOLUÇÃO SE DISSEMINA
Descrição: Depois das guerras napoleônicas, o modelo econômico inglês se estende à Europa ocidental e à América do Norte, alimentado pela irrupção do carvão e das ferrovias. Isso vem acompanhado de uma inédita explosão demográfica no Ocidente, não comprometida por fomes ou miséria. As monarquias absolutas se desmantelam e nasce o Estado liberal, que irá adquirir um papel cada vez mais preponderante. As finanças entram em cena com força inusitada até aquele momento.
Conceitos: Revolução energética e dos transportes, finanças
Objetivos: Explicar como e porque a Europa ocidental e a América do Norte se incorporam à revolução industrial e que consequências isso trouxe.
Leituras recomendadas: David Landes, A riqueza e a pobreza das naçõe; Niall Ferguson, The Ascent of Money.

SESSÃO 6 (VIDEOCONFERENCIA): O CIMENTO DO MUNDO MODERNO
Descrição: A partir de 1870 tem lugar nas nações industrializadas o maior processo de crescimento econômico da história, e que se mantém de un modo sustentado durante meio século. Todos os elementos da primeira industrialização são aperfeiçoados, incorporando pela primeira vez inovações substantivas, como o telégrafo. Se produz também um fenômeno inédito: migrações maciças entre os continentes que reposicionam a mão-de-obra y unificam o mundo. O livre-comércio e o Estado regulador se impõem. Apogeu do padrão ouro.
Conceitos: Globalização, a grande empresa, as migrações.
Objetivos: Explicar como a economia mundial vai adquirindo sua forma atual com duas áreas de desenvolvimento econômico bem delimitadas em função de sua participação nessa revolução tecnológica.
Leituras recomendadas: Barry Eichengreen, A globalização do capital. [Completar]

SESSÃO 7 (VIDEOCONFERENCIA): CRESCIMENTO, APESAR DAS CRISES
Descrição: O período compreendido entre 1914 y 1945 foi marcado por duas guerras mundiais, pela ascensão dos totalitarismos de tipo socialista, pela instabilidade global, pela hiperinflação alemã e pela crise de 1929. Apesar disso, o motor do mundo não se detém. A economia começa a ficar dependente da política de forma permanente.
Conceitos: Inflação, quebra de 1929, economia de guerra.
Objetivos: Descrever a delicada situação mundial dessa época, enfatizando seus efeitos devastadores sobre a economia. Compreender os efeitos da 1a. Guerra Mundial, a crise de 1929 e suas consequências, e as causas econômicas que motivaram a ascensão dos nazistas ao poder.
Leituras recomendadas: Murray N. Rothbard, A grande depressão; Ludwig von Mises, Autobiografia.

SESIÓN 8 (VIDEOCONFERENCIA): O SOCIALISMO REAL
Descrição: Entre 1917 e a década dos 90 se realiza a maior experiência econômica jamais levada a cabo: o socialismo real. Afeta em seu ponto máximo, durante os anos 70, países e povos de quatro continentes que compreendiam um terço da humanidade. 
Conceitos: Socialismo. Planejamento econômico centralizado. Mercados.
Objetivos: Explicar en que consistiu a economia socialista planificada, como ela foi implantada, como evoluiu com o passar dos anos, como implodiu e que ensinamentos se podem extrair de semelhante experimento.
Leituras recomendadas: Ludwig von Mises, Socialismo; [Completar]

SESSÃO 9 (VIDEOCONFERÊNCIA): O GRANDE CONSENSO
Descrição: Entre o final da 2ª Guerra Mundial e a crise do petróleo de 1973 se registra um extraordinário crescimento econômico, acompanhado de grandes inovações e novas tecnologias. Tudo sob o patrocínio dos EUA, que se perfila já como a nova superpotência mundial. Uma espécie de idade do ouro do capitalismo que trazia embutida sua própria maldição.
Conceitos: Consenso socialdemocrata, Primeiro e Terceiro mundo.
Objetivos: Explicar como se produziu um crescimento tão pujante e sustentado no tempo e porque terminou estagnando nos anos 70.   
Leituras recomendadas: [Completar]

SESSÃO 10 (VIDEOCONFERÊNCIA): O SUPER-CICLO EXPANSIVO
Descrição: A crise dos anos 70 deu lugar a um ciclo expansivo global que foi incorporando novos atores y crescendo durante três décadas para terminar abruptamente na crise financeira de 2008, com todas as suas ramificações. Esse super-ciclo registrou o regresso da economia chinesa no cenário econômico mundial e a emergência de economias periféricas.
Conceitos: Bolha creditícia, unificação do mundo.
Objetivos: Explicar a crise dos anos 70 e o modo pelo qual se saiu dela, a recuperação econômica do Ocidente na década seguinte, a incorporação do antigo bloco soviético ao mercado mundial e a irrupção da Ásia como novo e principal ator econômico global para o século XXI. 
Leituras recomendadas: [Completar]

Voltarei ao assunto.
Paulo Roberto de Almeida





  

Nenhum comentário: