O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

A mistificacao da historia pelos companheiros totalitarios - Instituto Lula

Como numa ficção orwelliana, os mentirosos totalitários pretendem reescrever a história.
Poucas vezes a desfaçatez na mistificação foi tão longe. 
Se existisse um tribunal da história, os companheiros seriam processados por crime de alta traição à verdade.
Paulo Roberto de Almeida 

Explicando a economia via Instituto Lula (futuramente nos livros de história) :  

Coisas assim: o Real “foi uma conquista importantíssima, mas infelizmente na cartilha do neoliberalismo, dominante na época, o povo não passava de um detalhe…” Ou assim: o Plano Real “foge do script dos anteriores e estabiliza a moeda, mas o país paga um alto preço.” 

“Era o país do desemprego, baixos salários, falta de oportunidades, confinamento da população pobre e preta nos guetos. Foram tempos de grande bronca social e forte revolta política. O Brasil parecia estar à beira do abismo. Mas graças à democracia encontrou forças para avançar…” 

Em contraposição a tudo isso, a chegada de Lula ao poder é esquematicamente apresentada como uma espécie de portal de acesso ao Éden: “Em 2002, o país elegeu o primeiro operário. E reelegeu em 2006. Em 2010, também pela primeira vez em nossa história, entregou a uma mulher o comando do país. Ela foi reeleita em 2014. Tempos de esperança, tempos de oportunidade, tempos de mais democracia…” 

http://josiasdesouza.blogosfera.uol.com.br/2015/09/03/memorial-da-democracia-de-lula-omite-escandalos-e-os-erros-historicos-do-pt/
Memorial da Democracia de Lula omite escândalos e os erros históricos do PT - Política - Política
josiasdesouza.blogosfera.uol.com.br
.Lançado na noite de terça-feira, o museu virtual do Instituto Lula, chamado de ‘Memorial da Democra...

Nenhum comentário: