O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Um brasileiro de Hartford disse tudo sobre o Brasil

Um simples cartaz, mas é a síntese do que pensam mais de dois terços dos brasileiros. 
Paulo Roberto de Almeida 

Nova foto Brazilia Day

O texto anterior tinha um trecho meio atrapalhado. Já corrigi, mas destaco aqui. Do ponto de vista da cor da pele, o maior grupo no Brasil, segundo dados do IBGE de 2010, é o de brancos: 47,7%, seguido de perto pelos pardos (mestiços, no mais das vezes, de brancos com negros), com 43,1%. Os negros propriamente são 7,6%. O IBGE segue o critério da autodeclaração.

A realidade brasileira, observei no post anterior, é diferente da americana, onde há apenas 13% de “negros”, já considerados aí os mestiços. Como certa elite branca brasileira — os socialistas da Zona Sul do Rio — pensa pertencer à riqueza cool dos democratas nova-iorquinos, acaba misturando as estações. Antes que Gilberto Braga descobrisse os negros, como quer Fernanda Montenegro, os brasileiros já se haviam descoberto uns aos outros e decidido se misturar.

A guerra final de classes — ou de categorias raciais — no Brasil não será aquela travada no Projac. Nem vai terminar num quadro patético do “Fantástico” chamado “Vai Fazer o quê?”, que confunde exercício de cidadania com bate-boca entre caricaturas em praça de alimentação de shopping.

Quem não perceber que este país está em transe e em trânsito vai dançar. Aliás, tomara mesmo que alguns não percebam. Já atrapalharam demais o debate com a sua boa má consciência.

Volto à foto do Brazilian Day, em que uma frase minha aparece no cartaz. O rapaz que o exibe se identificou: trata-se do brasileiro Wellington Batista Santos, que mora em Hartford, capital do estado de Connecticut.

Nenhum comentário: