O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

domingo, 1 de novembro de 2015

Momentos Decisivos da História do Brasil, ou Momentos Depressivos? -Paulo Roberto de Almeida

O grande intelectual Antônio Paim tem um pequeno livro, que sempre admirei, pela pertinência de suas análises, e pela clareza de ideias (e também pelo fato de eu ter no pipeline um projeto de "história virtual do Brasil"), que se chama:

Momentos Decisivos da História do Brasil

no qual ele faz as cogitações necessárias sobre aquelas etapas em torno das quais a história poderia ter se desenvolvido de uma outra forma, mas, por desatinos da nossa trajetória, o resultado é este que todos conhecemos: um país que se perdeu em sua própria construção e que não perde oportunidades de perder oportunidades, como dizia Roberto Campos.

Pois bem, observando todas as denúncias, todas as falcatruas, todas as roubalheiras e a desfaçatez impressionante dos mafiosos no poder (em vários deles), eu me pergunto se, em lugar de um novo:

Momentos Decisivos da História do Brasil

nós não estamos conhecendo

Momentos Depressivos da História do Brasil
ou
Momentos Deprimentes da História do Brasil

Como é possível a nação aguentar tantos larápios mandando no destino do país?
Daria até para compor umas estrofes à la Castro Alves, do Navio Negreiro...

Paulo Roberto de Almeida
Anápolis, 1/11/2015

Nenhum comentário: