O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Revista Brasileira de Estudos de Defesa: chamada para numero especial

November 11 at 7:38pm
Está no ar a chamada para a Edição Especial da Revista Brasileira de Estudos de Defesa (RBED): A Dimensão Epistêmica dos Estudos de Defesa.

A edição especial será organizada pelos professores Dr. Samuel Soares (UNESP) e Dr. Lucas Rezende (RBED/UFSC) e busca discutir abordagens científicas e epistemológicas para a defesa.

Convidamos os autores a trazerem múltiplas visões sobre como a defesa pode/deve ser estudada. Abordagens multidisciplinares e multinacionais são especialmente encorajadas. Os editores incentivam o intercâmbio internacional em abordagens epistêmicas para os estudos de defesa. Os autores podem tanto descrever como os estudos de defesa são cientificamente abordados em seu país de origem ou sugerir novas formas sobre como a defesa deve ser epistemologicamente tratada.

As submissões serão aceitas em português, espanhol ou em inglês e devem ser originais. Ao menos um dos autores deve ter o título de mestre. Os trabalhos devem estar de acordo com as Diretrizes para Autores disponíveis no site da RBED:

1. Os artigos e ensaios devem conter entre 20 mil e 25 mil caracteres (sem espaços) e as resenhas de livros devem conter cerca de 6 mil caracteres (sem espaços) e se referir a obras publicadas há, pelo menos, quatro anos. São aceitas publicações em português, espanhol e inglês. Ao menos um dos autores deve ter a titulação mínima de mestre.

2. Os textos submetidos à RBED devem estar formatados em espaço simples, fonte de 12 pontos, com uso do itálico para ênfases e aspas apenas para citações. As notas de rodapé restringem-se a esclarecimentos adicionais ao texto e devem sersintéticas. URLs para referências devem ser informadas com as datas de acesso, e sempre ao final do texto, nas referências completas.

3. A bibliografia deve ser citada de acordo com o sistema Chicago (Autor, data), referenciando a literatura citada ao final do texto; no caso de resenhas de livros, devem ser informados os dados completos e o ISBN da obra analisada. Exemplos:
- Livros: Mearsheimer, John J. (2001) The Tragedy of Great Power Politics. New York, London: W. W. Norton.
- Artigos: Fuccille, Alexandre. (2014) “O Brasil e a América do Sul: (re)pensando a segurança e a defesa na região”. Revista Brasileira de Estudos de Defesa, v.1, n.1, jul./dez, pp: 112-146.
- Capítulos: Battaglino, Jorge. (2010) “La política militar de Alfonsín: la implementación del control civil en un contexto desfavorable”. In: Gargarella, Roberto; Murillo, Maria Victoria; Pecheny, Mario (Eds.). Discutir Alfonsín. Buenos Aires: Siglo XXI, pp. 161-184.

4. Os textos submetidos à RBED devem dispor de títulos concisos (máximo de 80 caracteres, com espaço) em português/espanhol e inglês.

5. Os textos submetidos à RBED devem vir acompanhados de 4 palavras-chave e de resumo com até 50 palavras em português/espanhol e inglês.

6. As submissões não devem conter o nome do autor ou quaisquer referências a este, a fim de possibilitar a avaliação cega pelos pares.

7. Os autores que tiverem sua proposição aprovada devem declarar que cedem os direitos autorais à Associação Brasileira de Estudos da Defesa, podendo esta incluir o trabalho publicado em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior. Devem ainda declarar que são o os únicos responsáveis pelo conteúdo do texto e que o mesmo não contem nada que possa ser considerado ilegal ou difamatório de terceiros.

8. As submissões em desacordo com as Instruções aos Autores não serão admitidas para avaliação e seus propositores serão devidamente comunicados.

A RBED recebe artigos em fluxo contínuo, mas apenas os trabalhos recebidos até 20 de janeiro de 2016 serão considerados para a próxima edição. Trabalhos sobre outros temas ligados à defesa são também bem-vindas e serão consideradas para publicação no próximo número, na seção regular da revista.

As submissões deverão ser feitas através da plataforma da RBED, na seção Submissões Online no endereço http://seer.ufrgs.br/index.php/rbed/about/submissions#onlineSubmissions.

Dúvidas sobre a RBED podem ser feitas diretamente ao editor, no endereço lucas.rezende@ufsc.br.

A chamada completa em inglês pode ser acessada no endereço http://www.abedef.org/arquivo/download?ID_ARQUIVO=936.

Comitê Editorial
Prof. Dr. Lucas Pereira Rezende – Editor-Chefe - (RBED/UFSC)
Prof. Dr. Alexandre Fuccille - ex officio - (UNESP/ABED)
Prof. Dr. Eduardo Svartman (UFRGS)
Prof. Dr. Kai Michael Kenkel (PUC Rio)
Prof. Dr. Paulo Fagundes Visentini (UFRGS)

Organizadores da Edição Especial
Prof. Dr. Lucas Pereira Rezende – (RBED/UFSC-Brazil)
Prof. Dr. Samuel Alves Soares - (UNESP-Brazil)

http://www.abedef.org/informativo/view?ID_INFORMATIVO=51&redirectOptions=view
Associação Brasileira de Estudos de Defesa - Notícias - Chamada edição especial da RBED
www.abedef.org

Nenhum comentário: