O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Varnhagen ganha novo tumulo em Sorocaba - Claudio Rostellato


Restos mortais de Varnhagen estão no IHGGS

Por: Claudio Rostellato – crostellato@sorocaba.sp.gov.br 
Agência Sorocabana de Notícias, quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

O secretário de Serviços Públicos, Oduvaldo Denadai, acompanhou na manhã desta quarta-feira (20), a solenidade de retirada dos restos mortais de Francisco Adolfo Varnhagem, do monumento onde estava, na Praça Edmundo Valle, na Av. General Osório. A solenidade foi acompanhada, ainda pelo presidente do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS), Adilson Cezar e de Laelso Rodrigues, presidente do Conselho Superior da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA).
O trabalho de abertura do monumento e retirada da caixa com os restos mortais do Visconde de Porto Seguro, foi realizado com ajuda de um caminhão munk e funcionários da Secretaria de Serviços Públicos (Serp). O busto, a caixa contendo os restos mortais do ilustre sorocabano, bem como o monumento completo, foram levados para o IHGGS, onde permanecerão até o dia 17 de fevereiro.
No dia seguinte, todo material será transferido para o Largo de São Bento, em frente à igreja de Sant’Ana, próximo à estátua de Baltazar Fernandes. Conforme destacou o presidente do IHGGS, a mudança é uma reivindicação antiga, não só pelo fato de fazer justiça com um dos mais ilustres sorocabanos da história, mas também por conta do risco que o monumento corria, por situa-se de frente para a Av. Gal Carneiro, com fluxo intenso de veículos que acessam a Av. Senador Vergueiro.
Adilson Cezar explicou que os restos mortais de Varnhagen passarão por análise minuciosa pela arqueóloga Valdirene do Carmo Ambiel. Esse procedimento é para determinar se existe algo de novo, que ainda não foi identificado, um detalhe que ninguém até agora percebeu. A arqueóloga ficou conhecida por ter exumado os restos mortais de Dom Pedro I e de suas duas mulheres, a princesa Leopoldina de Bragança e Bourbon e a princesa Amélia de Leuchtenberg.
O novo monumento onde serão depositados os restos mortais de Varnhagen fica em frente à igreja de Sant´Ana. O ato solene também celebra o bicentenário de nascimento de Varnhagen (17/02/1816). Historiador e ensaísta, nasceu em São João de Ipanema (hoje Iperó). Estudou no Real Colégio da Luz, em Lisboa, foi diplomata, agraciado pelo governo imperial com os títulos de Barão e Visconde de Porto Seguro, em 1874.
É considerado o fundador da História do Brasil e em sua obra, História Geral do Brasil, fez questão de fazer acompanhar seu nome, as credenciais: “Visconde de Porto Seguro e Natural de Sorocaba”. Francisco Adolfo de Varnhagen morreu em Viena (Áustria), em 26 de junho de 1878 e como era casado com a chilena Carmen Ovalle, foi sepultado em Santiago do Chile.
Quando do centenário do falecimento o então prefeito, Theodoro Mendes, conseguiu o traslado dos restos mortais que foram colocados no monumento em homenagem ao ilustre sorocabano, na Av. Gal Osório. O atual presidente do Conselho Superior da FUA, Laelso Rodrigues e o então professor Luiz de Almeida Marins (falecido), foram responsáveis pelo traslado dos restos mortais do Chile para Sorocaba.

Nenhum comentário: