O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quinta-feira, 7 de abril de 2016

Os pikettyanos não descansam: acham que vão melhorar o mundo via Estado...

Um amigo meu, desses que acreditam nas bondades estatais, me envia a seguinte notícia:

Ele me escreve o seguinte:

"Vc diz que "vamos criar riqueza ao invés de tributar", ok, a tarefa do Estado é direcionar investimentos , o que o que o Estado tem que fazer (e o Governo, especialmente) é tornar o investimento produtivo mais atraente do que as rendas financeiras, senão ocorre isto aí. E evidentemente, isto ocorre porque também o tributo financeiro é baixo e o investimento produtivo não é atraente...."

Não me lembro de ter dito algo parecido, mas eis o que argumentei com ele:

Vc está tendo um ataque de pikettysmo virulento. Isso não tem nenhuma Importância para fins de crescimento e desenvolvimento. 
Teria se os 10% só conseguem acumular os 52% da renda roubando dos outros 90%,
Vc tem essa informação? 
Sabe se os caras ficaram ricos roubando dos mais pobres? 
Por que essa obsessão?
Vc acha que se o governo pegar uma boa parcela dos 52% ele vai investir corretamente? 
Como pode ter certeza?
E a riqueza criada pelas mãos (e pés) do governo seria a mesma, em magnitude e dinâmica?
Como pode ter certeza?
=============
Paulo Roberto de Almeida

Ah, essas notícias escandalosas...
Desigualdade10% dos brasileiros concentram 52% da renda no país.

Nenhum comentário: