O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Pernambuco e as revolucoes de 1817, 1824 e 1848 - Vamireh Chacon (no IPRI)


Terei o prazer de receber, no próximo dia 7 de março, o professor Vamireh Chacon, que fará uma palestra sobre as ideias das revoluções pernambucanas do século XIX e sua influência na construção do Brasil contemporâneo.
Paulo Roberto de Almeida 


Convite para palestra-debate

Pernambuco na construção do Brasil Contemporâneo:

1817, 1824 e 1848

Professor Vamireh Chacon
A palestra será proferida no Auditório Paulo Nogueira Batista, no Anexo II - Palácio do Itamaraty, no dia 07 de março às 15h00. 

Vamireh Chacon de Albuquerque Nascimento

Nascido no Recife (Pernambuco), em 1º de fevereiro de 1934. Curso secundário no Colégio Nóbrega dos Jesuítas no Recife. Bacharelado e doutoramento pela Faculdade de Direito da Universidade do Recife, depois Universidade Federal de Pernambuco. Bacharelado e licenciatura pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Católica de Pernambuco. Ex-professor assistente, adjunto e titular da Faculdade de Filosofia na mesma Universidade.
Desde 1975 professor titular no Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília, onde se tornou professor emérito em 2005. Com frequência professor visitante em universidades principalmente da Alemanha, França, Portugal, Espanha, Grã-Bretanha e Estados Unidos. Doutor honoris causa pela Universidade de Erlangen-Nuremberg.
Membro efetivo da Academia Pernambucana de Letras; Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco e Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal.
Autor dos seguintes livros, entre outros: História das Ideias Socialistas no Brasil, História dos Partidos Brasileiros, Vida e Morte das Constituições Brasileiras, Gilberto Freyre (Uma Biografia Intelectual) e A Grande Ibéria (Convergências e Divergências de uma Tendência). Colaborador de revistas internacionais de Filosofia, Direito, História e Ciência Política.

Nenhum comentário: