O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sábado, 7 de outubro de 2017

Banco do Brics afasta Nogueira Batista da vice-presidência (demorou...)

Banco do Brics afasta Nogueira Batista da vice-presidência
Por Assis Moreira | De Genebra
Valor Econômico, 6/10/2017

O economista Paulo Nogueira Batista Junior foi afastado da função de vice-presidente executivo do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), o banco do Brics, num ambiente de turbulências, confirmaram diferentes fontes.
O brasileiro por sua vez pediu abertura de investigação interna contra o presidente do banco, o indiano K. V. Kamath, e contra o vice-presidente que representa a Rússia, Vladimir Kazbekov.
Os cinco emergentes sócios do banco - Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul - vão precisar administrar bem a situação para evitar uma crise diplomática, segundo observadores.
Há pouco mais de um mês o banco abriu dois processos internos contra Nogueira Batista: um, por alegação de assédio moral contra outro funcionário brasileiro do banco. E o segundo por eventual rompimento de seu contrato profissional com comentários sobre política interna de um país membro, no caso o Brasil.
No dia 30 de setembro o economista foi suspenso do cargo, quando o presidente do banco chegou a pedir ao conselho de diretores da instituição que Nogueira Batista fosse demitido. Esta semana o caso foi enviado para votação no "board" de governadores, que reúne ministros de finanças dos cinco países. Nem todos votaram ainda. O Brasil votou pela demissão.
Pouco antes do afastamento do cargo, no fim de setembro, Nogueira Batista tinha pedido investigação interna sobre violação do código de ética do banco (compliance) contra o vice-presidente russo, alegando que este não respeitou políticas de recursos humanos da instituição.
Já suspenso, Nogueira Batista fez outro pedido de investigação, dessa vez contra o presidente do banco, alegando que Kamath deu entrevista sobre temas de política monetária da Índia - aparentemente uma forma de reagir à acusação de que o próprio Nogueira fez comentários sobre a política interna brasileira.
Indagado por telefone se confirmava o afastamento, Nogueira Batista ignorou a questão, reclamou da reportagem que revelou o caso do assédio moral no banco e pediu que o Valor não voltasse a telefonar.
O banco do Brics está fechado esta semana, em razão do longo feriado na China, e a assessoria de imprensa não respondeu a pedidos por esclarecimentos. O banco é sediado em Xangai. No entanto, diferentes fontes de países emergentes confirmam a suspensão e consideram que a situação é bastante desconfortável.
Nogueira Batista esteve esta semana em Brasília, onde tinha encontro agendado com o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, e com o ministro da Secretaria-Geral da presidência, Moreira Franco. As informações são de que a iniciativa contra ele vem do próprio banco e não do governo brasileiro.
Nogueira Batista tem mandato de seis anos, até 2021, como vice-presidente, indicado pelo governo de Dilma Rousseff. Em caso de afastamento definitivo, dever receber uma indenização significativa.
Um vice-presidente do banco do Brics ganha cerca de US$ 40 mil por mês, livre de impostos, mais motorista e secretária à disposição. O salário é maior em Xangai do que em Washington, segundo fontes.

Nenhum comentário: