O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sábado, 28 de outubro de 2017

Mini-reflexao sobre o atual quadro politico e as perspectivas eleitorais - Paulo Roberto de Almeida


Mini-reflexão sobre o atual quadro político e as perspectivas eleitorais

Paulo Roberto de Almeida
 [Visão do atual ambiente político; preparação para 2018]

No que estou pensando atualmente? Simples, e complicado, ao mesmo tempo.
Em quão medíocre, patético e deprimente é o quadro atual de nossas instituições supostamente republicanas, e nisso eu coloco não apenas as instituições formais do Estado, os três poderes, mas também os atores sociais que deveriam guiar a nação, em primeiro lugar as ditas elites do poder (do dinheiro e da representação).
Creio que, como parte dessa fração à qual eu chamo de “cidadania consciente e ativa” (pelo menos no Facebook), o único sentimento atual que nos é habilitado é, de certa forma, o sentimento de impotência, ante tanta corrupção, desfaçatez, mentiras e falcatruas que nos são exibidas todos os dias pelos meios de comunicação, e à quais não sabemos responder adequadamente. Já passou a fase das grandes manifestações contra o poder inepto, corrupto, criminoso dos que estavam no poder – tanto o partido neobolchevique, cujo chefão mafioso ainda está solto, quanto o líder de um dos poderes atualmente na cadeia – e agora estamos aguardando um pouco passivamente e quase sem esperanças as próximas eleições. Já não confiamos em que esse Congresso que está aí, o atual Executivo, e mesmo a corte dita suprema, que não merece esse nome, possam ser capazes de nos oferecer um ambiente saudável para as eleições de 2018.
Por isso, mesmo sendo injusto com os poucos líderes políticos honestos atualmente no Congresso, creio que nossa palavra de ordem deve ser: RENOVAR TUDO, COMPLETAMENTE. Não deveríamos reeleger NENHUM dos atuais incumbentes, mandatários ou representantes, pois coniventes ou não com o atual quadro lamentável de degradação do ambiente político, todos são responsáveis pela NÃO REFORMA, e pior do que isso, pela tentativa de asfixiar a luta contra a corrupção e pelas manobras de perpetuação, continuidade, manutenção do quadro pavoroso que se nos apresenta na frente política.
Por isso, renovo meu slogan: TODOS PARA FORA! NÃO REELEJAM NINGUÉM!
De minha parte pretendo seguir atentamente o processo político em curso, mas sem qualquer ilusão de que em 2019 possamos estar muito melhores do que atualmente.
Começo a seguir a dinâmica política, e para isso faço o retrospecto do que já produzi até aqui em matéria de seguimento das principais eleições desde a redemocratização, neste trabalho da plataforma Academia.edu, na seção “Papers”, link: http://www.academia.edu/34983679/Preparando_o_acompanhamento_da_campanha_presidencial_de_2018.


Paulo Roberto de Almeida
Brasília, 28 de outubro de 2017

Nenhum comentário: