O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Emilia Viotti da Costa: nota da ABPHE sobre seu falecimento


NOTA DE FALECIMENTO
Emília Viotti da Costa (1928-2017)
É com pesar que a Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica (ABPHE) recebeu a notícia do falecimento, no último dia 02, da professora e historiadora Emília Viotti da Costa, aos 89 anos. Emília Viotti foi autora de livros oriundos de pesquisas sobre o Brasil Colônia e Império, entre eles destacamos "Da Senzala à Colônia" e "Da Monarquia à República" onde fez análises profundas e imprescindíveis sobre a formação e o caráter da sociedade brasileira, no período que vai da Independência até à República. Entre suas pesquisas e publicações mais recentes está um estudo sobre o Supremo Tribunal Federal, indo desde a fundação do mesmo, em 1890, até os dias atuais.
Emília Viotti foi Professora do Departamento de História da USP entre 1964 e 1969, quando foi compulsoriamente aposentada pelo AI-5. Também lecionou a disciplina de História da América Latina na Universidade de Yale. Ao retornar ao Brasil recebeu o título de professora emérita da USP, em 1999.
Durante o V Congresso Brasileiro de História Econômica e 6a Conferência Internacional de História de Empresas, realizada em Caxambu/MG e organizado pela ABPHE em 2003, Emília Viotti proferiu a Conferência de abertura do evento, o que muito nos honra.
A ABPHE se solidariza com seus familiares, amigos e inúmeros discípulos e orientandos.

Nenhum comentário: