O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 13 de abril de 2018

Diplomacia economica brasileira: uma pesquisa em curso - Paulo Roberto de Almeida

Meu trabalho mais recente, na verdade a reelaboração de uma aula anterior, para uma nova aula, com pequenas mudanças e atualizações.

Diplomacia econômica brasileira: uma pesquisa em curso”, Brasília, 12 abril 2018, 18 p. Reelaboração do trabalho 3200 (6 de dezembro de 2017), primeiro apresentado em aula no Instituto Rio Branco, e agora como suporte documental no curso preparatório JB, em versão atualizada. 

Sumário: 
Introdução: uma longa trajetória de pesquisa, desenvolvida por etapas
A ordem econômica internacional do pós-guerra e a economia brasileira
O multilateralismo econômico do pós-guerra e o Brasil
Quadros analíticos: 
Brasil: cronologia sumária do multilateralismo econômico, 1944-2018
Vetores das relações econômicas internacionais do Brasil, 1944-2018

Início do trabalho: 

Diplomacia econômica brasileira: uma pesquisa em curso
  
Paulo Roberto de Almeida
 [Objetivo: resumo da produção em relações econômicas internacionais do Brasil]


Introdução: uma longa trajetória de pesquisa, desenvolvida por etapas
Estou engajado num processo de pesquisa e redação de uma obra, em vários volumes, há mais ou menos 20 anos, desde o final dos anos 1990. Essa longa trajetória teve início na segunda metade dos anos 1990, quando eu chefiava a Divisão de Política Financeira e Desenvolvimento, temas que estavam no centro de minhas reflexões intelectuais e de minha produção bibliográfica desde muitos anos antes. Naquela oportunidade, mais exatamente em 1996, para cumprir requisitos do Curso de Altos Estudos do Instituto Rio Branco eu redigi uma “tese” sobre a interação entre o Brasil e a OCDE, que tinha tido um início tímido no início da década, quando o presidente Collor proclamou que preferia ver o Brasil como o “último dos países desenvolvidos em lugar de ser o primeiro dos subdesenvolvidos”. Seu governo teve curta duração, como é amplamente sabido, e não exatamente por essa vertente modernizante de suas políticas.
Minha tese, intitulada “Brasil e OCDE: uma interação necessária”, também teve curta duração: apresentada em meados daquele ano, não recebeu aprovação pela banca examinadora, supostamente por “não ter preenchido requisitos do CAE”. Indaguei em quais aspectos, exatamente, ela não atendia aqueles requisitos, mas não obtive resposta. A tese, tal como foi apresentada, encontra-se livremente disponível em Academia.edu (https://www.academia.edu/5659888/530_Brasil_e_OCDE_uma_interacao_necessaria_-_tese_CAE_1996_), e parte de seu conteúdo foi incorporado a este livro meu, publicado algum tempo depois: O Brasil e o multilateralismo econômico (Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, na coleção “Direito e Comércio Internacional”, 1999, 328 p.; ISBN: 85-7348-093-9). 

Meu memorial sobre a defesa da tese e o recurso em legítima defesa, junto com outras teses, figuram igualmente na mesma seção da plataforma Academia.edu (link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida/Theses-Dissertations). No ano seguinte, a despeito de ter sido convidado pelos responsáveis do CAE a apresentar a mesma tese, apresentei outra, sobre a formação da diplomacia econômica no Brasil, tema sobre o qual vinha me debruçando desde alguns anos antes, não submetida em vista de ter sido alertado por um dos membros da banca que as preferências do MRE recaiam mais sobre assuntos da atualidade do que em temas históricos. Essa tese, cuja versão para o CAE também figura na mesma plataforma, foi retomada em sua versão ampliada e publicada uma primeira vez em 2001: Formação da diplomacia econômica no Brasil: as relações econômicas internacionais no Império(São Paulo: Editora Senac, 2001, 680 pp., ISBN: 85-7359-210-9; resenha em Academia.edu, link: http://www.academia.edu/attachments/32642297/download_file). Depois de uma segunda edição publicada pela mesma editora em 2004, ela hoje se encontra livremente disponível em terceira edição, em dois volumes, publicada pela Funag: Formação da Diplomacia Econômica no Brasil: as relações econômicas internacionais no Império. 3ra. edição, revista; Brasília: Funag, 2017, 2 volumes; ISBN: 978-85-7631-675-6 (obra completa; 964 p.);Volume I, 516 p.; ISBN: 978-85-7631-668-8 (link:http://funag.gov.br/loja/index.php?route=product/product&product_id=907) e Volume II, 464 p.; ISBN: 978-85-7631-669-5(link: http://funag.gov.br/loja/index.php?route=product/product&product_id=908).

(...)

Texto integral disponível na plataforma Academia.edu (link: http://www.academia.edu/36396870/Diplomacia_economica_brasileira_uma_pesquisa_em_curso).

Nenhum comentário: