O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

domingo, 31 de dezembro de 2017

31/12/1991: acabou o maior imperio escravocrata da historia do mundo


NESTA DATA

É extinta a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas

Em 31 de dezembro de 1991, foi extinta a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas

É extinta a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas
URSS começou sua abertura no governo de Gorbatchev, que culminou no fim do país em 1991 (Ilustração: Reprodução/Internet)
No último dia de 1991, deixou de existir a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). O país, que protagonizou a Guerra Fria contra os Estados Unidos, entrou em crise financeira após a morte de Stalin, no fim da década de 80 os países-membro começaram a reivindicar a independência em relação ao governo central de Moscou e em dezembro só restavam Turcomenistão e Cazaquistão na URSS. Até que dia 31 de dezembro de 1991 o país foi extinto.
Após a morte de Josef Stalin, líder que conduziu o país à vitória na Segunda Guerra Mundial e ficou no poder de 1922 a 1953, a URSS passou a ser governada por Nikita Kruchev, que promoveu a descentralização da administração do país, antes concentrada nas mãos de Stalin. Kruchev e conseguiu manter o país em desenvolvimento no período.
Seu sucessor, Leonid Brjnev, deu seguimento ao seu modelo e também passou grande período no poder, mas ao fim de sua administração o país já entrava em crise. Após a saída de Brjnev, Andropov e Constantin Tchernenko assumiram o governo soviético. A situação social, política e econômica do país se agravou e a população começou a se incomodar com a situação.
Em 1985, Mikhail Gorbatchev assumiu o governo da URSS e trouxe ideias inovadoras de reformulação econômica (Perestroika) e política (Glasnost). O país passou a dar sinais que desejava o fim da Guerra Fria. Em 1986 Gorbatchev se reuniu com o presidente americano Ronald Reagan e deu início ao projeto de desarmamento.
Em agosto de 1991, a maior parte do países que compunha a União Soviética passou a pedir pela independência, o que logo se tornou uma realidade. O país se desmembrou e formou diversos outros, que formaram um bloco conhecido como Comunidade dos Estados Independentes (CEI). Oficialmente a URSS deixou de existir no dia 31 de dezembro de 1991.

Nenhum comentário: