O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

terça-feira, 29 de setembro de 2009

1398) Turismo academico: de Nostradamus as trufas, passando por Alexandra David-Neel

Encore une journée bien remplie.
Saindo do hotel em Salon-de-Provence, fomos visitar o que a cidade tinha de mais representativo a oferecer: a casa, hoje museu, de Michel de Nostradamus, o mais conhecido e apreciado -- sobretudo dos atuais engajados no setor de serviços hoteleiros e de restauração -- dos habitantes da cidade.
Bastante modernizada internamente, a casa-museu oferece uma visita guiada por audio das principais etapas da vida e da obra daquele que ficou injustamente conhecido apenas como o profeta das predicações futuristas -- a maior parte em estilo catástrofe -- em torno de grandes acontecimentos da história mundial, sobretudo européia.
Corrigindo essa visão redutora, simplista e deformada, o tour audio de sua casa permite um conhecimento mais preciso sobre aquele que foi sobretudo um sábio, e um contemporâneo de grandes intelectuais e reformadores do Renascimento europeu, acompanhando o trabalho de outros eruditos -- filósofos, teólogos e "cientistas" -- de uma época verdadeiramente revolucionária: Erasmo, Thomas Morus, Vesálio e outros.
A cidade tem ainda igrejas do século XII, castelos (ou o que restou de antigas fortificações) e outros vestígios de seu longo passado medieval e moderno.

Depois dessa visita empreendemos uma breve jornadas nos Hautes Alpes, em direção a Digne-les-Bains, onde Alexandra David-Néel, uma famosa exploradora francesa, fez sua casa, hoje fundação e exposição de seus objetos, ainda nos anos 1920. Ela foi a primeira mulher a visitar Lhasa, quando a cidade ainda era fechada aos estrangeiros em geral e às mulheres em particular. Ela o fez disfarçada de mendiga, o que era uma proeza para a época.
A razão da visita situa-se no livro que Carmen Lícia acaba de escrever, e que será publicado no Brasil em março de 2010, sobre a vida e a obra dessa extraordinária mulher aventureira e grande estudiosa das religiões e filosofias do oriente, com destaque para o budismo tibetano. Ela fez longuissimas estadas na China, vivendo como os tibetanos e estudando seus livros religiosos. Morreu às vésperas de completar 101 anos, tendo ainda renovado o passaporte para mais uma viagem ao Oriente...
Mais informações em próxima oportunidade.

Depois subimos pelos Alpes, numa passagem de montanha, para atravessar para a Itália, vindo até Asti, no Piemonte, mais conhecida como a capital das trufas. Chegamos tarde para empreender uma lauta refeição ainda de noite, mas a disposição permanece inteira para enfrentar um desses pratos saborosíssimos, com vinhos da região, nesta terça-feira.
Deixo vocês no appetizer bloguístico. Depois conto como foi...

Asti, 28.09.2009

Nenhum comentário: