O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

terça-feira, 28 de julho de 2015

Mini-reflexao sobre o momento presente, em algum lugar perto daqui...

Mini-reflexão sobre o momento presente em certo país perdido e ainda indeciso quanto ao seu futuro:

O Estado Islâmico Companheiro aspira a muito mais do que simplesmente conquistar territórios, dominar instituições, sequestrar pertences, escravizar indivíduos, expropriar suas crianças e estatizar as suas riquezas. Tudo isso é material e secundário.
Eles planejam monopolizar os corações e mentes, determinar as paixões permissíveis, separá-las das politicamente incorretas, para corrigi-las ou eliminar estas últimas (o que só se pode fazer obliterando, literalmente, os seus donos), determinar o que pode ou não pode ser pensado (sobre eles próprios e sobre tudo o mais), o que deve ser escrito e o que eventualmente será guardado (sendo que grande parte sequer merece registro escrito, e torna-se por todo o mais etéreo),  e ainda bem mais do que isso.
Em duas palavras, e resumindo, eles planejam concentrar poder e abolir a História.

Paulo Roberto de Almeida 
Hartford, 28/07/2015


Complemento:

Mini-reflexão sobre a queda de Roma:

Não foi exatamente aquela invasão estilo Hagar, quando os bárbaros batem às portas, com seus aríetes, e perguntam gentilmente: 
"Desculpem, com licença, mas nós viemos saquear e pilhar a sua cidade, além de acabar com o seu império. Dá para abrir as portas ou vamos precisar derrubar?"
Não! Quando os romanos se deram conta, os bárbaros já estavam entre eles, há muito tempo, saqueando e roubando, alegremente e na indiferença geral dos cidadãos romanos. 
E a história não se resumiu a uma tira de humor...

Pois é, qualquer semelhança não é mera coincidência...

Nenhum comentário: