O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Lula vai processar o historiador Marco Antonio Villa: vamos apoia-lo emsua luta contra o chefe da quadrilha

Lula deve contas à justiça, que no Brasil é realmente cega, e paraplégica, embora seja lépida e fagueira na defesa de poderosos e endinheirados.
Minha solidariedade com o historiador.
Creio que a melhor forma de ajudar o historiador na sua luta contra a mentira, contra o crime e a fraude, seja fazer com que cada um de nós, cidadãos responsáveis, assumamos também a coragem desse acadêmico.
Pois eu faço minhas todas as suas palavras, e espero que todos os que se sentem ultrajados pelo chefe da quadrilha também me sigam nessa luta.
Abaixo a nota do historiador Marco Antônio Villa
Paulo Roberto de Almeida 

Lula não vai me calar!!

Fui informado que o Lula vai me processar. O Instituto Lula divulgou a seguinte nota:

NOTA À IMPRENSA
Lula move queixa-crime contra calúnias de historiador na TV Cultura
São Paulo, 15 de setembro de 2015, 

Os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entraram hoje (15) com queixa-crime contra o historiador Marco Antonio Villa, por conta de afirmações caluniosas proferidas por ele na edição de 20 de julho do Jornal da Cultura 2ª edição, onde é parte do elenco fixo de comentaristas. A ação é referente a apenas um dos recorrentes comentários caluniosos que o professor da Unesp (Universidade do Estadual Paulista) repete contra o ex-presidente no jornal noturno da TV pública do governo do Estado de São Paulo

No referido comentário, Villa disse que o ex-presidente “mente, mente”, que é culpado de “tráfico de influência internacional, sim”, além de “réu oculto do mensalão”, “chefe do petrolão”, “chefe da quadrilha” e teria organizado “todo o esquema de corrupção”. O historiador deixou claro ainda que “quem está dizendo sou eu, Marco Antonio Villa”, embora não tenha apresentado sequer uma evidência das graves acusações que fez. Todas essas afirmações do historiador não condizem com a verdade e por isso foi a justiça foi acionada contra o historiador e comentarista político.

No texto protocolado na Justiça Estadual de São Paulo, a defesa de Lula aponta que as acusações de Villa incorrem em calúnia, injúria e difamação. “Essas afirmações foram emitidas sem qualquer elemento que pudesse respaldá-las”, diz a queixa-crime. “Nesse contexto, verifica-se que o querelado [Villa] passou longe de qualquer comentário jornalístico ou do dever de informar, e promoveu descabidos e rasteiros juízos de valor sobre o querelante [Lula] e, ainda, fez afirmações mentirosas sobre sua trajetória política, conduta e identidade”.

Fiz uma curta nota e enviei ao Jornal da Cultura:

"Lula quer me intimidar. Vai perder seu tempo. Não darei um passo atrás. Continuarei combatendo o "projeto criminoso de poder", sábia definição do ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, em um dos votos do processo do mensalão.
Tenho por princípio defender os valores republicanos. Vou continuar nesta luta. Nada vai me calar. Vivemos uma quadra histórica decisiva para o Brasil. A hora não é dos fracos. Não tenho medo. Confio na Justiça do meu país."

Nenhum comentário: